domingo, 6 de dezembro de 2015

XNA - MonoGame Introdução e Instalação

Essa será a primeira série de tutoriais do nosso blog, aqui iremos aprender a programação para jogos, usando a Framework XNA.



O que é o XNA?

O XNA é uma Framework que serve para o desenvolvimento de jogos para PCs com Windows, Xbox 360 e Windows Phone, seu início foi em 2004 e sua última versão é de 2010.
Mas como vocês puderam ver, o XNA tem sua versão estável já um pouco antiga (2010), então por isso entra o MonoGame, que pode ser considerado, o novo XNA.




E o que é o MonoGame?

MonoGame é uma implementação open source da API (Application Programming Interface) XNA. Ele implementa a API XNA não apenas para Windows, mas também para Mac OS X, Apple iOS, Google Android, Linux e Windows Phone.






Como instalar as ferramentas de desenvolvimento?

Antes de instalar, preciso esclarecer uma coisa, nesta série, meus tutorias serão usando o Visual C# 2010 com o XNA Game Studio 4.0 (O mais recente) instalado, isso por que o XNA Game Studio 4.0 infelizmente não tem suporte para versões do Visual Studio superior ao 2010, nesse caso é que entra o MonoGame, esse pode ser instalado em versões superiores ao 2010, porém, nesse caso, para compilar o projeto com texturas, fontes, sons e etc., precisa de algumas Framework, como o XNA Game Studio 4.0 que já é uma Framework, porém não pode ser instalada, outras opções podem servir para suprir essa necessidade, podemos instalar o Windows Phone 8 software development kit (SDK), ou usar um programa externo, como o XNA content compiler.
Mas aconselho a você que está começando agora, que faça com o Visual C# 2010 + XNA Game Studio 4.0, pelo fato de ser mais simples de instalar e o Visual C# 2010 ser mais leve (tamanho), mas se você já tiver uma versão superior do Visual Studio instalada, e não quiser instalar o 2010, vou deixar aqui um link em que pode ajudar a você na instalação das ferramentas apropriadas (Link), porém vou deixar a lista do que você precisa instalar.

Para Monogame:
IDE: Visual Studio 2012 ou superior, MonoDevelop ou Xamarin Studio.
Para poder compilar Imagens(Texturas), Fontes, Sons e etc. você precisara:
Ter o XNA Game Studio 4.0 (que como já foi dito repentinamente, só instala em versões do Visual Studio 2010 para baixo), ou instalar o Windows Phone 8 software development kit (SDK), ou usar um programa externo, como o XNA content compiler(MAIS ACONSELHÁVEL).

Para o próprio XNA:
IDE: Visual C# 2010* ou inferior.
E o XNA Game Studio 4.0.
Basta instalar na ordem, 1° Visual C#, 2° XNA Game Studio 4.0.
*Todos sabem que o Visual Studio é um Software pago, mas como o Visual C# 2010 não se encontra mais para download, caso você não tenha, vou deixar aqui o link com duas opções (Mega, 4Shared) para você baixa-lo já com o serial.
(Obs.: Esses links foi retirado desse tutorial do youtube, que não é meu, mas pode servir se você quiser dar uma olhada).

Depois de ter escolhido sua opção, e ter instalado, você já vai poder começar a programar seus jogos, nos vemos no Tutorial 1.

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